domingo, 19 de março de 2023

Ator se recusou a interpretar personagem homossexual na Globo; saiba por quê?!

João Carlos Barroso foi considerado um dos principais galãs da Globo durante a década de 1970. O ator conquistou papéis de destaque nas novelas da casa, como Tavico de Estúpido Cupido (1976) e o Toninho Jiló de Roque Santeiro (1985). Uma recusa, entretanto, marcou sua passagem pela emissora: Barroso se negou a interpretar um homem gay na série Malu Mulher, que foi ao ar em 1979. Na época, sua justificativa foi não "incentivar" outras pessoas.

No período em que o convite foi feito, o ator estava no auge da carreira, engatando uma participação na teledramaturgia seguida da outra. Em 1977, fez Locomotivas. No ano seguinte, gravou O Pulo do Gato (1978) e Pecado Rasgado (1978). Em entrevista à revista Sétimo Céu, publicada em julho de 1980, ele comentou por que não aceitou o papel: "Não topo", alegou, de forma direta.

Na trama, Barroso faria par romântico com Kadu Moliterno. A justificativa que apresentou para a resposta negativa foi a de que seu personagem "estaria incentivando a proliferação do homossexualismo [sic] no Brasil". No período da publicação, a fala não foi debatida, uma vez que não havia representatividade de orientações sexuais diversas nas novelas --e o preconceito contra homossexuais não era sequer considerado um problema.

Leia mais em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/ator-se-recusou-a-interpretar-personagem-homossexual-na-globo-saiba-por-que-98710

Nenhum comentário:

Postar um comentário