A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, que o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, será o representante brasileiro na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A definição ocorreu após uma semana marcada por forte mobilização e campanhas intensas de outros concorrentes.
O filme escolhido já havia se destacado anteriormente no Festival de Cannes, onde recebeu quatro prêmios, incluindo o do Júri, além dos troféus de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.
Segundo a Variety, “O Agente Secreto” pode repetir o feito de “Ainda Estou Aqui”, que venceu Melhor Filme Internacional em 2025, e concorrer em até quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. No Festival de Cannes deste ano, Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Aliás, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
Agora, o longa entra na lista das produções que serão analisadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A pré-seleção de dez finalistas está prevista para 16 de dezembro. Apenas os títulos indicados oficialmente por cada país, portanto, podem disputar Melhor Filme Internacional.
Leia mais em https://ofuxico.com.br/cinema-e-serie/o-agente-secreto-representara-brasil-no-oscar-apos-cannes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário